Efeitos de bairro e sociabilidades juvenis no municipio de Águas Lindas de Goiás.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Yacine Guellati

Resumen

Este trabalho traz reflexões sobre como compreender a juventude residente nos territórios “na margem”, com a intenção de ir além dos dados estatísticos e questionar qualquer visão muito homogênea dessas localidades. Acredita-se que a temática é relevante, frente ao crescimento massivo das metrópoles brasileiras que tem por consequência a formação de novas “periferias nas periferias”.


Considerando a unidade espacial do bairro como objeto central deste estudo, optou-se, como objetivo geral, demonstrar a importância dos efeitos de bairro na construção e na reprodução de trajetórias de vida e de sociabilidades. Nessa ótica, o bairro deve ser entendido não somente como espaço geográfico, mas como um território com um forte papel socializador, por meio do qual os indivíduos adquirem maneiras de ver, de ser e de agir, que estruturam sua visão do mundo e suas práticas sociais.


Por meio de uma análise etnográfica realizada em um processo de imersão total, buscou- se mostrar a complexidade interna dessas localidades e perceber como os bairros são mais do que uma paisagem urbana, mas um espaço de construção identitária.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Sección
Artículos